sábado, 23 de março de 2013

POR QUE OS CRENTES SAEM DA IGREJA?


Pesquisa da Revista Enfoque
O Brasil possui mais de 40 milhões de evangélicos afastados da casa de Deus. Se hoje eles estivessem fazendo parte da estatística oficial, seríamos quase a metade da população brasileira. (Cerca de 40 milhões de brasileiros estão afastados da igreja), mostra uma dura realidade dos ex-evangélicos. Muitos já foram até pastores e hoje estão afastados dos caminhos do Senhor.
Mas o que faz os irmãos saírem da igreja?

Uma certa vez, o diabo resolveu reunir seus principais auxiliares, para discutir sobre o que fazer com os servos de DEUS. Ele estava muito preocupado, e nesta reunião houve várias opiniões, mas não chegavam a nenhum acordo; quando de súbito, um demônio disse: "Tenho uma idéia! ja sei como vamos derrubar os servos de DEUS! Vamos colocar neles o desânimo, pois não há nada pior do que um crente desanimado
Essa é uma das principais causas: O desanimo
Isaias 41:10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça
Quanta gente já saiu da igreja por causa do desanimo! Ele pega fácil como resfriado. Por isso é preciso reagir imediatamente. O desânimo pode pegar você, mas você não pode deixar que ele se instale. Do contrário acontece como o resfriado. Se a gente se descuida, ele se instala e se transforma numa gripe, numa pneumonia... É um desastre. Com o desânimo, o desastre é ainda maior.
Pode ser que na hora de você vir à igreja,você esteja se achando cansado, desanimado…Mas Deus diz para você “Vinde a mim Tu que estás cansado e oprimido, e Eu vos lhe aliviarei”.
Outras causas da saída da igreja:
Tem aqueles jovens entre 15 e 25 anos que quando perguntam porque ele saiu da igreja responde:
1-não sei por que sai.(parei de ir algumas vezes quando vi já tinha saído)
2-tava namorando uma pessoa da igreja, terminamos ai sai da igreja
3-más companhias(me chamaram para uma festinha ai comcei beber)
4-acabou o street dance (acabou o street dance ai fiquei desanimada e sai da igreja)
5-a minha igreja não tinha programações atraentes”.(só tinha culto mais nada)
8-na igreja só tinha velhos(falaram que na igreja tinha muito velhos e quase nenhum jovem)
Ai vamos pros homens de 26 anos em diante:
1-sai por que não concordava com os lideres
2-não estava me sentindo bem naquela igreja ai fui para outra
3-não estava me dando bem com os irmãos
4-to dando um tempo,mas vou voltar (está de férias)
5-a igreja não me dava oportunidade de crescer.
6-Sai da minha igreja porque ela não cresce
7-a minha igreja cresceu muito e agora os pastores não falam mais com a gente (ficou uma panelinha)
8- o projeto que eu estava planejando não deu certo (não sabe esperar,ai coloca a culpa em Deus.Tudo tem que ser na hora que ele quer e como ele quer) (Hebreus 10:36) Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.)
Tem a desunião:uns querem fazer uma coisa,outros querem fazer outra e se as partes não chegarem a um consenso,alguns chegam a sair da igreja.
Tem a falta de cooperação:uns trabalham demais e outros não querem fazer nada ai um ou outro se irrita e já querem sair da igreja.Tem que haver cooperação entre todos,os homens,os jovens,o ministério de louvor e etc..pois se não houver cooperação entre todos os grupos a igreja não cresce.
Tem aquele crente rebelde ou crente leão,quer mandar na igreja,não respeita a hierarquia da igreja,não respeita as diretrizes da igreja,tudo tem que ser como ele quer,e se não for assim, ele começa a se rebelar contra os seus lideres,chega a um ponto de quer tirar os pastores da igreja e como não consegue, ele mesmo sai da igreja, diz que vai montar uma igreja e ainda leva uma meia dúzia de irmãos mal informados juntos. Rebelião é o ato que acontece quando desobedecemos as normas que foram constituídas. O pecado de rebeldia teve origem no céu, o que fez Deus? Expulsou o rebelde de sua casa. irmãos tomem muito cuidado com este pecado, pois Deus não suporta rebeldia. ( Is 30:1 ) Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que tomam conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado;E tem cristão que é igual carro velho só tem  duas marchas:Uma é o Ponto-Morto: ficam parados, estacionados,apenas esquentando os bancos das igrejas; e a outra marcha é a Marcha-Ré: essa é a pior, leva o cristão para trás, de volta para o mundo da perdição
Há crentes que saem da igreja por motivos fúteis. Há até mesmo os que saem só para testar sua popularidade, para ver se alguém sente sua falta, para ver se recebem um telefonema ou visita do pastor.E se não sentirem sua falta ficam zangados,outros ficam tristes; E já querem sair da igreja porque o pastor(a) não se lembrou deles.lembre-se  de uma coisa irmão; os pastores não vão ter dar a salvação,o único que pode te dar a salvação é Deus,então não adianta você fazer as coisas para o pastor ver,quem tem que ver suas obras é Deus,quem sente sua falta é Deus,quem chora por você é Deus. Os pastores e os líderes estão na igreja para te ensinar.Crente que frequenta a igreja mas não aprende com os seus líderes não vai pra lugar nenhum, não é edificado! Ele recebe a pedra principal (Cristo), mas não recebe o fundamento (o ensino) porque se acha autosuficiente.
Os cristãos saem das igrejas por que querem sair. O irmão acorda e pensa: Vou sair, não quero mais ir pra igreja e sai, ponto final.Como também tem crente que está na igreja simbolicamente,eles pensam que estão, mais "espiritualmente"não estão;estão sim! em cima do muro, São pessoas que parecem vão para a igreja porque estão sendo obrigadas,quando acaba o culto só faltam sair correndo,nem falam com os irmãos,não pensam no Reino e no desenvolvimento de sua igreja. Muitos saem quando sua igreja vai construir porque não querem contribuir financeiramente; e nem ajudar com seu esforço.
Hoje em dia parece que é muito mais fácil ficar em casa apontando o dedo pros erros alheios. É fácil criticar todos os pastores e todas as igrejas como se fossem tudo a mesma coisa. Deus não aceita isto. Crentes que têm vontade própria. Deus quer filhos amadurecidos e muita das vezes para amadurecermos, passamos por provas, lutas, mas no final, Deus nos garante a vitória.
Ser crente se tornou uma coisa muito fácil. Você entra na igreja que te faz bem, que te faz feliz. A partir do momento que você discorda da pregação do pastor, Você já quer sair da igreja, porque sabe que à 500 metros você encontrará outra. voce quer ouvir só coisa boas?quer ouvir mentiras? Procure uma cartomante,uma cigana essas sim! Vão te dizer o que voce quer ouvir.mais na casa de Deus voce vai ouvir o que ele falar;se voce vai passar dificudades ele vai falar,se voce vai passar aflições ele vai falar,se voce vai receber uma benção ele vai falar,Deus te diz tudo;mais só vai te falar a verdade não vai te enganar e nem falar só o que voce quer ouvir.
Tem alguns irmãos até que vão para outra igreja e ficam lá.mais a maioria sai e volta para o mundo da perdição
Há quem se afaste sem que, na verdade, tenha nascido de novo (Rm 6:4-6).  Lembre-se da Parábola do Semeador e da parte da semente que caiu no pedregal. Jesus mesmo nos explica: “O que foi semeado em terreno pedregoso é o que ouve a palavra, e a recebe imediatamente, com alegria.  Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração.  Chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.” (Mateus 13:20 e 21).
Eles se afastam por falta de crescimento
Como eu já disse antes tem  crentes já antigos de igreja que permanecem “parados”não saem do banco ai quando entra um novo que começa a trabalhar,com disposição, fazendo a obra de Deus e é chamado para “fazer a obra “ pronto! Ai começam a murmurar;o irmão tal entrou ontem e já foi chamado para ser diácono,intercessor,cooperador e etc..eu to aqui à 5 anos e nunca fui chamado para nada.acho que a pastora(o)não vai com minha cara;Não foi por que não quis,oportunidades teve e não foram poucas. Na vida cristã quem não cresce, regride.  Em Filipenses 3:14 e 15, temos o testemunho do apóstolo Paulo:  “prossigo para o alvo...”.  Hebreus 5:12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. se refere a pessoas que tinham tempo suficiente de vida cristã para serem mestres, mas que continuavam no estado de principiantes na fé.quer dizer tem irmão antigo na igreja que já era para ser um diácono,um intercessor,um cooperador ou até um pastor, mas parecem que conheceram Jesus hoje. Podemos servir a Deus com nossos dons e talentos na igreja. Não espere alguém lhe chamar, ofereça-se, seja voluntário(a). mas se você quiser continuar sentado no banco da igreja e ficar de braços cruzados, Deus vai levantar outro no seu lugar.
E tem aqueles que já tem uma função dentro da igreja, mais não fazem nada,não cooperam,não participam,não frequentam a escola dominical,não ajudam a igreja em nada,não fazem nada para agradar a Deus; pensam que a a casa de Deus é um clube;só querem se divertir.Se tiver festa é o primeiro à chegar (para participar da festa, não para organizar a festa),se tiver um mover ta aqui,se tiver um passeio acorda cedinho,mais quando tem que fazer um trabalho na igreja! Ai vem as desculpas (isso quando dá desculpas, tem alguns que nem desculpas dão, nem aparecem na igreja)ele diz não dá vou ter que sair,vou almoçar na casa da sogra,(ele ou ela detesta a sogra)vou trabalhar em casa ,tenho consertar o carro(as vezes nem carro tem) tenho que tomar conta do meu filhinho,meu marido está de folga hoje e tenho de ficar com ele,e outras desculpas.Então por que aceitaram o cargo? São pessoas que só querem ser servidas,mais não querem servir. só querem ter o nome,só querem status,Tais pessoas aceitam facilmente entrar por um momento através da porta estreita, porém discordam em andar á cada dia no caminho apertado.Dizem-se privados da liberdade.Querem a benção, mas não querem servir ao abençoador. É denominado entre os próprios irmãos da igreja de "crente cascudo", ou seja, cai no comodismo de crente 'velho de igreja', achando que não precisa colocar o uniforme,achando que sabe tudo,e já não precisa orar tanto, buscar tanto como antes,não precisa ajudarem nada na igreja. A oração, o jejum, a intercessão, e a humildade que o levou a chegar ao ministério é deixada de lado.ta igual a salomão que se acomodou e perdeu a fé. A maior coisa que podemos fazer para Deus não é só ir a igreja, não é só orar, isso é otimo, mas é uma coisa grande para Deus quando ajudamos uns aos outros. Se não estamos servindo uns aos outros, será que estamos servindo a Deus? Servo é aquele que está disposto a servir;servo é a posição mais difícil na vida do cristão. Muitos só querem mandar, ser senhores; Jesus, deu-nos o exemplo (Mt 20.-28; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. É necessário tomar a posição de servo. Depois quando são afastados das suas atividades no ministério,já querem sair,querem ir para outra igreja botam culpa no pastor,no cooperador,no irmão diácono, no intercessor e até em DEUS,mas o culpado foi ele mesmo.
É como um pastor disse certa vez; ter fé é fácil,difícil é permanecer com ela.
(Hebreus 10:38). Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Alguns se afastam por vergonha, pela vida pecaminosa que abraçaram no mundo e não conseguem largar,como os vícios da prostituição,bebida,cigarro,jogos e etc... .Outras se afastam por discordância de algo na igreja, especialmente em relação ao culto e em relação à administração dos dizimos e ofertas. Essas pessoas devem ser orientadas a ser mais tolerantes com relação ao estilo de culto. Se o problema é a gestão do dinheiro, a pessoa deve buscar a direção da igreja em busca da transparência. Vão ser explicadas sobre os dízimos e ofertas,muitos terão uma surpresa.
O que devemos  fazer:
1- ORAR PELA IGREJA- Precisamos incluir a igreja na lista de oração, porque é ela a mais atacada por Satanás neste mundo, por ser uma organização do céu que tem Jesus como Senhor. É orando que surgem as melhores ideias sobre como melhorar a eficiência da igreja em todas as áreas. Precisamos agradecer pelas conquistas e visualizar outras que precisamos alcançar. É bom entender que cada membro é uma peça muito importante na máquina da igreja.
2- FALAR BEM DA IGREJA- A igreja é parte da vida do crente e o crente não pode viver sem ela. Apontar falhas na igreja é apontar falhas em si mesmo, porque somos parte dela. A igreja precisa da ajuda de todos os membros. É muito importante a liderança dar oportunidade a todos para trabalhar, mas o membro também pode facilitar, se oferecendo para fazer ou ajudar em algum setor. É bonito quando o irmão se refere à sua igreja como sendo “a minha igreja”, pois é sinal evidente de que há amor pelos irmãos na fé.
3- AJUDAR OS FRACOS NA FÉ- O crente precisa ajudar os fracos na fé. Há sempre ao nosso lado um crente precisando de uma palavra de ajuda. É muito fácil ficarmos desanimados com os muitos problemas que enfrentamos. O crente pode estar decepcionado devido à conduta de outros crentes, como também pode estar desanimado consigo mesmo, achando que não vai conseguir ser fiel. É bom lembrar que no exército do Senhor, nenhum soldado pode ficar para trás.quanto ao "desviado",um filho nunca se desvia, um filho de Deus pode estar afastado temporáriamente,porém nunca desviado,só teve um” filho” que se desviou e esse Jesus não quer nunca mais. Que foi satanás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário